A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21384.036

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma metapesquisa de análise das perspectivas teórico-epistemológicas presentes em estudos latino-americanos que abordam o tema da sexualidade nas políticas educacionais contemporâneas. As teorizações de Foucault e Butler subsidiam as análises desenvolvidas ao longo deste trabalho. Nele, percebe-se que as perspectivas pós-estruturalista, materialista dialética e pluralista são as mais empregadas na discussão das políticas neoconservadoras concernentes aos discursos produzidos pelo movimento Escola sem Partido e a enunciação denominada ideologia de gênero que visam respaldar valores morais de famílias cristãs e retirar dos currículos das escolas a educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades. Conclui-se que os estudos latino-americanos visam contrapor-se às políticas educacionais neoconservadoras, pois mobilizam uma forte crítica aos padrões morais e às interdições políticas e pedagógicas que atingem os interesses e os direitos de grupos sexuais dissidentes na educação.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Neoconservadorismo. Sexualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rio Grande do Sul. Doutora em Educação.

Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

VOSS, D. M. da S.; ALVES, E. M. C. da S. A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21384.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21384. Acesso em: 25 abr. 2024.