Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes

Autores

  • Alexandre Cardoso Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Maria Adélia da Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9270-5184
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8293-033X

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21468.021

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo de dados. Trata-se de um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofes da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como resultados, de forma geral, os instrutores aprenderam a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo as experiências vividas no ambiente de trabalho de nível operacional levadas para a sala de aula, influenciando diretamente no processo de ensinar. O processo de construção da identidade docente está atrelado a diversos fatores, sejam eles relacionados à individualidade humana, pela consciência da real função do ser docente e o que seria, em si, o ato de ensinar, ou fatores vinculados aos saberes experienciais, pedagógicos, curriculares e disciplinares.

Palavras-chave: Ensino Militar. Formação de Bombeiros. Saberes docentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Cardoso Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutora em Educação.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

BARBOSA, A. C.; COSTA, M. A. da; PASQUALLI, R. Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21468.021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21468. Acesso em: 5 dez. 2024.