A autoavaliação na Pós-Graduação em Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24882.038Resumo
Este artigo apresenta um panorama da autoavaliação (AA) realizada pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação na Avaliação Quadrienal 2017/2020 (realizada em 2021/2022). O estudo analisa o desempenho dos 186 PPGs da área nos seis indicadores e no item 1.4 da Ficha de Avaliação, que versam sobre a AA. Utilizando-se dos dados registrados nos pareceres avaliativos e em diálogo com a ainda incipiente literatura sobre a temática no Brasil, o estudo, derivado de uma análise quantitativa, revela avanços importantes, mas também fragilidades estruturais persistentes em aspectos específicos. A análise mostra que, apesar de avanços, a AA ainda não é um processo institucionalizado de forma plena e equitativa em todos os programas. Os resultados sugerem que a AA está fortemente associada à maturidade e à infraestrutura institucional dos PPGs, sendo também influenciada por desigualdades regionais e por diferenças entre as modalidades de curso.
Palavras-chave: Autoavaliação. Pós-Graduação. Avaliação Quadrienal. Educação.
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