A autoavaliação na Pós-Graduação em Educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24882.038

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da autoavaliação (AA) realizada pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em Educação na Avaliação Quadrienal 2017/2020 (realizada em 2021/2022). O estudo analisa o desempenho dos 186 PPGs da área nos seis indicadores e no item 1.4 da Ficha de Avaliação, que versam sobre a AA. Utilizando-se dos dados registrados nos pareceres avaliativos e em diálogo com a ainda incipiente literatura sobre a temática no Brasil, o estudo, derivado de uma análise quantitativa, revela avanços importantes, mas também fragilidades estruturais persistentes em aspectos específicos. A análise mostra que, apesar de avanços, a AA ainda não é um processo institucionalizado de forma plena e equitativa em todos os programas. Os resultados sugerem que a AA está fortemente associada à maturidade e à infraestrutura institucional dos PPGs, sendo também influenciada por desigualdades regionais e por diferenças entre as modalidades de curso.

Palavras-chave: Autoavaliação. Pós-Graduação. Avaliação Quadrienal. Educação.

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Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação. Professor e pesquisador do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR).

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

SOUZA, Ângelo R. de; REAL, G. C. M.; MIRANDA, N. A. de. A autoavaliação na Pós-Graduação em Educação no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–12, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24882.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24882. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos

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