Commercialising academic dishonesty: analysis of contract cheating platforms in Spain
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25427.054Resumo
This paper explores the structure, strategies, and ethical implications of contract cheating platforms in Spain, focusing on their advertising practices and digital infrastructures. Drawing on a mixed-methods analysis of 40 active websites and 643 associated advertisements, the study examines how these services present themselves as legitimate academic support. The findings reveal sophisticated marketing tactics, legal ambiguity, and a growing normalization of academic outsourcing. Platforms employ persuasive discourses of personalization, confidentiality, and success guarantees, often exploiting students’ academic stress. Most services offer comprehensive writing, editing, and tutoring packages, mimicking institutional language while evading direct reference to misconduct. The analysis highlights the commodification of higher education and the need for regulatory and educational responses. This work contributes novel empirical data to the under-researched Spanish context and informs global academic integrity debates.
Keywords: Academic integrity. Contract cheating. Digital advertising. Higher Education. Academic outsourcing.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.