Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0015Resumo
Por meio de uma pesquisa que utilizou técnicas etnográficas articuladas à análise de discurso de inspiração foucaultiana, este artigo analisa os efeitos de avaliações em um currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e mostra a lógica avaliativa em ação no currículo, que faz a avaliação assumir três formas: 1) avaliação para acompanhar a aprendizagem das crianças; 2) avaliação dos comportamentos infantis; 3) avaliações sistêmicas. Os resultados apontam que esses três modos de avaliar, com suas diferentes estratégias e práticas, conduzem os mais diferentes raciocínios no currículo investigado. A conclusão é de que são instituidas relações de poder-saber, governando alunos/as e docentes e auxiliando na implementação e operacionalização do dispositivo de antecipação da alfabetização.
Palavras-chave: Currículo. Avaliação. Alfabetização.
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