Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetização

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
  • Marlucy Alves Paraíso Faculdade de Educação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0015

Resumo

Por meio de uma pesquisa que utilizou técnicas etnográficas articuladas à análise de discurso de inspiração foucaultiana, este artigo analisa os efeitos de avaliações em um currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e mostra a lógica avaliativa em ação no currículo, que faz a avaliação assumir três formas: 1) avaliação para acompanhar a aprendizagem das crianças; 2) avaliação dos comportamentos infantis; 3) avaliações sistêmicas. Os resultados apontam que esses três modos de avaliar, com suas diferentes estratégias e práticas, conduzem os mais diferentes raciocínios no currículo investigado. A conclusão é de que são instituidas relações de poder-saber, governando alunos/as e docentes e auxiliando na implementação e operacionalização do dispositivo de antecipação da alfabetização.

 

Palavras-chave: Currículo. Avaliação. Alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e culturas (GECC/FaE/UFMG)

Marlucy Alves Paraíso, Faculdade de Educação da UFMG

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPQ. 

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

CALDEIRA, M. C. da S.; PARAÍSO, M. A. Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetização. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 795–811, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8212. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo