Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0021

Resumo

Este artigo explora itinerários de pesquisa em currículo lançando mão de uma cartografia que implementa três linhas de criação, a saber: “Caminhar”, “Compor com as sensações” e “Acionar o riso”. O argumento explorado é o de que esses três movimentos de “caminhar”, “compor” e “rir” acionam dois combates: um combate-contra as máquinas de Estado em suas maquinações e operações, que, no campo do currículo, tem priorizado a forma e a normalização dos corpos; e, também, um combate-entre as forças de pensamento que, ao operar com as “ideias-forças” da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze, busca fazer aparecer pequenas rupturas com “as normas” e “as formas”. Tais movimentos compõem o objetivo maior de uma cartografia em curso que visa mapear as intensidades dos encontros acionados pelas performances de uma artista queer na cidade de Belo Horizonte. Esses encontros são disparadores de saberes que constroem um currículo nômade: o “Currículo da cidade com a Arte”, que será aqui explorado.

 

Palavras-chave: Cartografia. Composição. Pesquisa em currículo.

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Biografia do Autor

Glaucia Conceição Carneiro, FaE-UFMG

Doutoranda da Linha de Currículos, Culturas e Diferença do Programa de Pós Graduação da FaE/UFMG e membro pesquisadora do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas). Bolsista do CNPq, Belo Horizonte. Brasil. E-mail: glaucia.carneiro.bh@gmail.com

Marlucy Alves Paraíso, FaE-UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e PhD em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora 1C do CNPq e Fundadora e Coordenadora do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas. Belo Horizonte. Brasil. E-mail: marlucyparaiso@gmail.com

Publicado

2018-07-22

Como Citar

CARNEIRO, G. C.; PARAÍSO, M. A. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1003–1024, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12109. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: E depois do Pós-estruturalismo?: experimentações metodológicas na pesquisa em currículo e educação