Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens / Challenges for research in educational policy: reflections on models and approaches

Autores

  • Laélia Portela Moreira Universidade Estácio de Sá

Resumo

Resumo: As reformas educacionais em curso no Brasil e outros países da América Latina e Caribe, com destaque para as políticas definidas para o setor, têm sido amplamente debatidas na literatura educacional brasileira. A reflexão sobre tais reformas coloca em questão a dinâmica de planos, projetos e propostas delas derivados e trazem para o centro da discussão diversas dificuldades conceituais e metodológicas encontradas pelos pesquisadores desse campo. Tal situação demanda elaboração teórica, bem como discussão metodológica sobre a análise de políticas, a partir de uma exploração da literatura sobre o assunto. Este é o objetivo deste texto, que trata de questões relacionadas ao campo da pesquisa em política educacional, inserindo-as no contexto mais amplo da pesquisa em educação. Divide-se em duas partes que abordam: (a) os desafios da análise de políticas, seus modelos e abordagens, e das políticas educacionais, e (b) algumas questões metodológicas da  pesquisa em política educacional.

 

Palavras-chave: Política educacional. Pesquisa em Educação. Análise de políticas.

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Publicado

2017-08-13

Como Citar

MOREIRA, L. P. Desafios da pesquisa em política educacional: reflexões sobre modelos e abordagens / Challenges for research in educational policy: reflections on models and approaches. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 90–104, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10451. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos