A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura

Autores

  • Gregory Luis Rolim Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.013

Resumo

Resumo: As pesquisas que tomam como objeto de estudo a disciplina Política Educacional têm ganhado cada vez mais espaço no campo de pesquisa. Com a finalidade de apresentar e salientar a importância desses estudos, este artigo, de caráter descritivo, a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Temática da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), considerando 35 trabalhos encontrados, apresenta a gama de pesquisas sobre o tema e os caracteriza de acordo com o foco de análise.  Considerada uma temática ainda recente e expandida a partir da década de 2010, conclui-se que as análises sobre a disciplina Política Educacional e correlatas possui uma diversidade, sendo a sua maioria com foco na estrutura curricular da disciplina (ementa, carga horária, bibliografia, cursos que a contemplam). Salienta-se que este trabalho intenciona servir de norte para análises que contemplem a disciplina em seus aspectos teóricos e epistemológicos, de modo a enriquecer o debate sobre o fortalecimento e a consolidação do campo da Política Educacional.

 

Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Estudos sobre a Política Educacional. Campo da Política Educacional. Formação de pesquisadores em Política Educacional. Pesquisa em Política Educacional.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

ROSA, G. L. R.; TROJAN, R. M. A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13807. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional