Perspectiva ético-ontoepistemológica e a contribuição da Filosofia da Práxis para análise do ensino da Política Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22954.007

Resumo

Neste artigo, aborda-se a importância da disciplina Política Educacional na formação de professores, destacando seu papel na preparação de futuros educadores para lidar com as demandas das políticas educacionais. Enfatiza-se a necessidade de uma abordagem crítica e propositiva na análise do ensino da Política Educacional. Para isso, o artigo explora as contribuições da ético-ontoepistemologia em correlação com a Filosofia da Práxis como perspectivas que podem fortalecer um ensino crítico e propositivo na formação de professores. Conclui-se que assumir a perspectiva da ético-ontoepistemologia alicerçada na Filosofia da Práxis pode contribuir para o desenvolvimento de uma formação inicial de professores mais crítica e comprometida com a transformação social.

Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Ético-ontoepistemologia. Filosofia da Práxis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gregory Luis Rolim Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutorado em Educação, Professor Adjunto do Instituto de Educação da FURG.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

ROSA, G. L. R. Perspectiva ético-ontoepistemológica e a contribuição da Filosofia da Práxis para análise do ensino da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.22954.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22954. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artículos