A pesquisa em Política Educacional e a teoria da complexidade no Brasil (2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16733.020Resumo
Este estudo tem por escopo analisar as características epistemológicas de artigos científicos publicados em periódicos especializados do campo de Política Educacional que utilizaram princípios da teoria da complexidade como referencial analítico no período de 2014 a 2018. O estudo é resultado parcial de uma pesquisa qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e teórico-bibliográfica quanto aos procedimentos. Para abordar o objeto de estudo a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), tem-se como motivação a comprovada falta de teorização ou a fragilidade teórica das pesquisas sobre políticas educacionais, como apontam os estudos de Carvalho e Fávero (2020), Fávero e Tonieto (2016a, 2016b), Mainardes (2009, 2016, 2017, 2018a, 2018b), Stremel (2016), Tonieto (2018), Tonieto e Fávero (2017, 2020). Inicialmente, apresentam-se os traços gerais da teoria da complexidade acompanhado dos aspectos metodológicos do estudo e o corpus da pesquisa; e, em seguida, são apresentados os resultados da metapesquisa, acompanhados de comentários de cunho analítico.
Palavras-chave: Metapesquisa. Teoria da complexidade. Política Educacional.
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