A Teoria da Complexidade como referencial epistemológico para a pesquisa em política educacional: (re)conhecendo seus princípios e características

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15096.008

Resumo

O presente ensaio tem por escopo indicar a Teoria da Complexidade como referencial epistemológico para os estudos em política educacional. A motivação para tal investigação tem por intenção conhecer referenciais epistemológicos, que possam descortinar possibilidades metodológicas para, além do isolamento teórico ou empírico, na qual seja viável promover uma espécie de “Racionalismo Aplicado” proposto por Gastón Bachelard (1978, 1985). Com isso, busca-se estimular mais inventividade e ousadia epistemológicas por parte dos pesquisadores em política educacional, destacando que o ponto de partida seja uma formação teórica prévia, consciente e crítica. O ensaio é resultado parcial de uma pesquisa qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e teórico-bibliográfica quanto aos procedimentos, está estruturado da seguinte forma: na primeira parte são apresentados os princípios e características da Teoria da Complexidade; na sequência é realizada uma distinção entre o paradigma tradicional dos sistemas educativos e a Teoria da Complexidade; por fim, nas considerações finais são apresentados os principais traços dos sistemas complexos, que possibilitam um sentido mais alargado de estudar e compreender a política educacional.

Palavras-chave: Teoria da complexidade. Política Educacional. Epistemologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Cajaseiras de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Turismo pela UFPE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência nas áreas de turismo e educação, com ênfase nos temas: planejamento turístico, patrimônio cultural, gestão ambiental, eventos e capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios.

E-mail: robertacajaseiras@gmail.com

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

CARVALHO, R. C. de; FÁVERO, A. A. A Teoria da Complexidade como referencial epistemológico para a pesquisa em política educacional: (re)conhecendo seus princípios e características. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15096.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15096. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos