La Teoría de la Complejidad como marco epistemológico para la investigación de políticas educativas: (re)conociendo sus principios y características

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15096.008

Resumen

El propósito de este ensayo es indicar la teoría de la complejidad como referencial epistemológica para estudios en política educativa. La motivación para esta investigación está destinada a descubrir referenciales epistemológicas que pueden revelar posibilidades metodológicas más allá del aislamiento teórico o empírico, en el cual es factible promover un tipo de "racionalismo aplicado" propuesto por Gastón Bachelard (1978, 1985). Con esto, buscamos fomentar una mayor inventiva y audacia epistemológica por parte de los investigadores en política educativa, destacando que el punto de partida es una formación teórica previa, consciente y crítica. El ensayo es el resultado parcial de una investigación cualitativa, exploratoria en cuanto a los objetivos y teórico-bibliográfica en cuanto a los procedimientos; se estructura de la siguiente manera: en la primera parte, se presentan los principios y características de la teoría de la complejidad; luego, se hace una distinción entre el paradigma tradicional de los sistemas educativos y la teoría de la complejidad; Finalmente, en las consideraciones finales, se presentan las principales características de los sistemas complejos, que permiten un sentido más amplio de estudio y comprensión de la política educativa.

Palabras clave: Teoría de la complejidad.  Política Educativa. Epistemología.

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Biografía del autor/a

Roberta Cajaseiras de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Turismo pela UFPE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência nas áreas de turismo e educação, com ênfase nos temas: planejamento turístico, patrimônio cultural, gestão ambiental, eventos e capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios.

E-mail: robertacajaseiras@gmail.com

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

CARVALHO, R. C. de; FÁVERO, A. A. La Teoría de la Complejidad como marco epistemológico para la investigación de políticas educativas: (re)conociendo sus principios y características. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15096.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15096. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artículos