The Complexity Theory as an epistemological reference for research in educational policy: (re)knowing its principles and characteristics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15096.008

Abstract

The purpose of this text is to point out the complexity theory as an epistemological reference for  educational policy studies. The motivation for the research is the search for epistemological references that are able to  unveil the methodological possibilities beyond theoretical or empirical isolation, in which they promote an “Applied Rationalism”, proposed by Gastón Bachelard (1978, 1985). Thus, the epistemological originality stimulation by educational policy researchers is sought, emphasizing the starting point with conscious and critical theoretical training. The study is the partial result of a qualitative exploratory  research, in terms of objectives and theoretical-bibliographic in terms of procedures, it is structured as follows: in the first part, the principles and characteristics of complexity theory are presented; in the sequence, a differentiation is made between the traditional paradigm of education systems and complexity theory; Finally, the delimited principles of complex systems that enable a broader sense of studying and understanding educational policy are presented.

Keywords: Complexity theory. Education policy. Epistemology.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Roberta Cajaseiras de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Gestão de Ambientes Costeiros Tropicais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Bacharel em Turismo pela UFPE. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência nas áreas de turismo e educação, com ênfase nos temas: planejamento turístico, patrimônio cultural, gestão ambiental, eventos e capacitação, aperfeiçoamento e qualificação profissional. Integrante do Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão d a educação superior: perspectivas e desafios.

E-mail: robertacajaseiras@gmail.com

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: altairfavero@gmail.com

Published

2020-04-13

How to Cite

CARVALHO, R. C. de; FÁVERO, A. A. The Complexity Theory as an epistemological reference for research in educational policy: (re)knowing its principles and characteristics. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15096.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15096. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artículos