Método dialético e o papel dos sindicatos: contradições entre a luta política e a luta econômica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21527.006

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do método dialético de Marx para a compreensão da realidade, a partir da categoria contradição, nos estudos sobre o papel dos sindicatos e sua relação com a política. Trata-se de um texto de natureza bibliográfica, baseado em Marx (2013), Trótski (1980) e Benoit (1996; 1997; 1998; 2003; 2007; 2008). Com base nos estudos realizados, destacamos que a categoria contradição e seu imanentismo na tradição materialista dialética é fundamental para compreender o papel dos sindicatos na revolução socialista e superar as interpretações dicotômicas acerca da luta econômica e da luta política, especialmente para o entendimento da luta de classes como um processo histórico, contraditório e impulsionador de sua própria negação. No âmbito do sindicalismo docente e da política educacional, a contradição dialética contribui para a compreensão dos limites e possibilidades que se originam dessa relação, uma vez que a aproximação da luta docente com as políticas educacionais representa um avanço na perspectiva da legislação da carreira docente e, contraditoriamente, condiciona o sindicalismo ao ritmo das políticas do Estado.

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Contradição. Método. Sindicatos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro-Oeste

 Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

VAZ, M. R. T.; MASSON, G. Método dialético e o papel dos sindicatos: contradições entre a luta política e a luta econômica. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21527.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21527. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artículos