O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais

Autores

  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.011

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas sobre políticas educacionais que se fundamentam no materialismo histórico-dialético, com o objetivo de identificar o uso das categorias do método (práxis, totalidade, mediação, contradição e historicidade) e das categorias da obra marxiana (trabalho, mais-valia, alienação, ideologia, classes sociais e Estado). Primeiramente, abordamos os fundamentos do método materialista histórico-dialético, com base em Marx e Lukács, valendo-nos, também, da contribuição de autores contemporâneos como Tonet, Lessa, Netto, Chasin e Mészáros. Em seguida, apresentamos um levantamento das teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2010, nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil, enfocando a análise somente dos trabalhos defendidos entre 2006 e 2010 que indicaram a utilização do referencial marxista. A partir do levantamento, foi possível mapear a frequência do uso das categorias, tanto do método quanto do conteúdo da obra marxiana, destacando a importância da relação dialética entre elas.

 

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Pesquisa em políticas educacionais. Produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Referências

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Publicado

2018-07-06

Como Citar

MASSON, G.; FLACH, S. de F. O materialismo histórico-dialético nas pesquisas em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12384. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

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Artículos

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