O pensamento de Antonio Gramsci e as pesquisas sobre políticas educacionais

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DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15219.009

Resumo

Sob a luz do materialismo histórico e dialético, este texto tem por finalidade apresentar reflexão acerca das contribuições do pensamento de Antonio Gramsci para a análise de políticas educacionais. Para tanto, faz-se uma incursão nos escritos gramscianos de modo a evidenciar sua preocupação com a compreensão da realidade e a necessidade de sua transformação com vistas a alterar universalmente o modo de vida dos homens. Indicam-se alguns pressupostos essenciais que pesquisadores precisam considerar ao operar com o pensamento de Gramsci sem que se tornem amarras metodológicas. Por fim, reafirma-se a atualidade de seus escritos.

Palavras-chave: Antonio Gramsci. Análise de políticas. Políticas educacionais.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

FLACH, S. de F. O pensamento de Antonio Gramsci e as pesquisas sobre políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15219.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15219. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos