Apontamentos sobre epistemologia: algumas contribuições para a análise de políticas educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.024

Resumo

O artigo apresenta, a partir de pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento da epistemologia, situa e contextualiza historicamente alguns fundamentos teóricos e metodológicos para a construção de conhecimento, destacando o método e suas divergências mais notáveis. Objetiva discutir a importância da epistemologia na educação, tendo em conta a produção do conhecimento com a finalidade da transformação do ser humano e suas implicações na natureza e na sociedade. Por fim, aponta como os estudos epistemológicos podem colaborar na compreensão e na análise de políticas educativas.

Palavras-chave: Epistemologia. Política educacional. Análise de políticas.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

GOMEZ PLATA, K. .; FLACH, S. de F. . Apontamentos sobre epistemologia: algumas contribuições para a análise de políticas educativas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.4.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14932. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos