A centralidade da educação na formação do homem e do estudante coletivo: reflexões a partir do pensamento gramsciano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.11.25685.005

Resumo

O presente texto analisa a formação do “homem coletivo” e do “estudante coletivo” a partir da perspectiva gramsciana, enfatizando as relações entre hegemonia, senso comum, práxis política e educação. Partindo da compreensão de que os sujeitos sociais são produtos do contexto histórico, social, político e econômico, discute-se como o “homem-massa” e o “estudante-massa” internalizam ideologias dominantes que legitimam a exploração e a desigualdade, mantendo a passividade e o individualismo. Destaca o papel estratégico da educação e das entidades representativas estudantis na construção da consciência crítica, da autonomia intelectual e do espírito organizativo, permitindo a transição do indivíduo passivo para o sujeito coletivo politicamente engajado. Ao final indica que a transformação das estruturas de poder depende da formação de sujeitos críticos e organizados, capazes de questionar a hegemonia dominante e participar da construção de uma sociedade justa e democrática.

Palavras-chave: Gramsci. Hegemonia. Senso comum. Estudante coletivo. Práxis política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Rede Estadual de Ensino do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação e do Programa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Downloads

Publicado

2026-01-21

Como Citar

BOUTIN, A. C. B. D.; FLACH, S. de F. A centralidade da educação na formação do homem e do estudante coletivo: reflexões a partir do pensamento gramsciano. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 11, p. 1–11, 2026. DOI: 10.5212/retepe.v.11.25685.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25685. Acesso em: 26 jan. 2026.

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)