A quem tem servido o Ensino Médio no Brasil: o debate sobre blocos no poder no período neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23344.010

Resumo

Derivado de pesquisa mais ampla e tendo como referencial epistemológico o marxismo evidenciado nos escritos de Poulantzas (1980, 1981, 2019), este texto apresenta discussões a respeito das facetas neoliberais que orientam a oferta do Ensino Médio no Brasil, de modo a explicitar a quem a educação na respectiva etapa tem servido. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, são apresentadas discussões sobre “blocos no poder” e “frações da burguesia”, no intuito de indicar a estruturação do neoliberalismo no Brasil e sua consequente influência nas políticas educacionais para o Ensino Médio, em diferentes governos (1994-2019). Ao final, indica-se que os governos do período não são idênticos, mas que existem mais pontos em comum do que divergências entre eles. Por isso, aponta-se que é crucial, dado o contexto político atual, que essas semelhanças sejam esclarecidas.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Educação. Políticas educacionais. Ensino Médio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Bicalho de Carvalho Barrios, Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Astorga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

BARRIOS, J. B. de C.; FLACH, S. de F. A quem tem servido o Ensino Médio no Brasil: o debate sobre blocos no poder no período neoliberal. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23344.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23344. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artículos