A quem tem servido o Ensino Médio no Brasil: o debate sobre blocos no poder no período neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23344.010Abstract
Derivado de pesquisa mais ampla e tendo como referencial epistemológico o marxismo evidenciado nos escritos de Poulantzas (1980, 1981, 2019), este texto apresenta discussões a respeito das facetas neoliberais que orientam a oferta do Ensino Médio no Brasil, de modo a explicitar a quem a educação na respectiva etapa tem servido. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, são apresentadas discussões sobre “blocos no poder” e “frações da burguesia”, no intuito de indicar a estruturação do neoliberalismo no Brasil e sua consequente influência nas políticas educacionais para o Ensino Médio, em diferentes governos (1994-2019). Ao final, indica-se que os governos do período não são idênticos, mas que existem mais pontos em comum do que divergências entre eles. Por isso, aponta-se que é crucial, dado o contexto político atual, que essas semelhanças sejam esclarecidas.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Educação. Políticas educacionais. Ensino Médio.
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