Os referenciais teórico-epistemológicos nas pesquisas acadêmicas sobre mercantil-filantropização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24511.004

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as perspectivas teórico-epistemológicas e o posicionamento epistemológico das produções acadêmicas, no recorte de 2012 a 2022, que abordam a temática da mercantil-filantropização da educação. Na contemporaneidade, cresce a influência de empresários no setor educacional, o que tem suscitado intensos debates sobre o seu papel no contexto pedagógico e nas políticas educacionais. O método utilizado ancora-se no materialismo histórico-dialético, incluindo a pesquisa bibliográfica sob a abordagem qualitativa. O estudo busca ampliar o entendimento sobre os empresários da educação e os aspectos teórico-epistemológicos presentes nas produções acadêmicas.

Palavras-chave: Metapesquisa. Fundamentos teórico-epistemológicos. Mercantilização da educação.

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Biografia do Autor

Isabela Cristina dos Santos Porto, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela UEL. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais nos temas Educação e Políticas, Educação Escolar, Educação não Formal e Fundamentos da Educação.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina/Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do PPGE da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais: relações entre capital, trabalho e Estado. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Educacionais relacionadas ao tema da formação e valorização docente, sindicalismo docente e determinantes econômico-sociais na política educacional.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

PORTO, I. C. dos S.; MASSON, G. Os referenciais teórico-epistemológicos nas pesquisas acadêmicas sobre mercantil-filantropização da educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.24511.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24511. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artículos