Contribuições do materialismo histórico-dialético para refletir sobre a valorização docente e hora-atividade da microrregião de Irati-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20220.004

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi articular discussões realizadas durante a disciplina “Introdução ao Materialismo Histórico e Dialético”, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no primeiro semestre de 2021, com aspectos relacionados à pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado. Os objetivos específicos foram: discutir os fundamentos do método materialista histórico-dialético, discorrer sobre questões relacionadas à categoria “trabalho” e apresentar dados relacionados à efetivação da hora-atividade na microrregião de Irati, Paraná (PR). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base nos textos estudados nas aulas, e os dados obtidos para pesquisa mais ampla sobre o cumprimento de hora atividade da microrregião de Irati-PR, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, foram analisados. Mediante as discussões teóricas e os dados obtidos, concluiu-se: a) o materialismo histórico-dialético é um método desenvolvido por Marx e sua aplicação não ocorre por meio de regras a serem seguidas; b) a utilização do materialismo histórico-dialético requer uma postura do pesquisador e um conhecimento da teoria e do método marxiano; c) a discussão da categoria de conteúdo “trabalho” é de fundamental importância, considerando que é a categoria fundante do ser social; d) as realidades estudadas não oferecem condições de trabalho docente adequadas, no que se refere ao cumprimento da hora-atividade, conforme estabelecido em legislação.

Palavras-chave: Materialismo histórico-dialético. Trabalho. Valorização docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Loriane Tribek Brandalize, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Educação Básica. Mestre em Educação.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-doutorado em Educação.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

BRANDALIZE, L. T.; MASSON, G. Contribuições do materialismo histórico-dialético para refletir sobre a valorização docente e hora-atividade da microrregião de Irati-PR. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–13, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.20220.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20220. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artículos