A formação de pesquisadores na área da educação: análise da literatura em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21789.010

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de pesquisadores na área da Educação na literatura em língua espanhola. Foram catalogados 64 trabalhos, os quais foram agregados em quatro categorias de análise. Os textos estudados integram o acervo bibliográfico de uma pesquisa mais ampla já concluída, que teve como objeto de estudo a formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional no Brasil. De modo geral, este estudo aponta que a formação de pesquisadores em Educação na literatura em língua espanhola discute importantes aspectos, dentre as quais: didático-pedagógico, contextual, individual e culturas de formação. O ato de pesquisar compreende um ofício, a prática da pesquisa não é uma habilidade natural do pesquisador, mas é a consequência de um trabalho que pode ser aprendido e também ensinado. Os pesquisadores são formados em instituições marcadas por estrutura de poder e relações hierárquicas, a qual recebe interferência de diferentes fatores, a saber: individual, contextual, didático-pedagógico, cultural, etc.

Palavras-chave: Educação. Formação de pesquisadores. Revisão de literatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Downloads

Publicado

2023-06-08

Como Citar

PIRES, A. de P. A formação de pesquisadores na área da educação: análise da literatura em espanhol. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21789.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21789. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos