A formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional: revisão de literatura

Autores

  • Andréa de Paula Pires Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.016

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Foram localizados seis trabalhos relacionados à tematica (TELLO, 2015; 2017; GOROSTIAGA, 2017; DALPIAZ, 2017; MAINARDES; STREMEL, 2017; 2019). A revisão evidenciou que o processo de formação para a pesquisa em Política Educacional é ainda escassa, visto que se trata de um campo de pesquisa recente e ainda pouco explorado. No entanto, os textos encontrados discutem importantes elementos sobre a temática. Sublinha-se que se trata de um tema importante, uma vez que a formação de pesquisadores está associada ao futuro do campo e a sua consolidação. Constata-se que os trabalhos incluídos na revisão apresentam uma convergência nos discursos sobre a temática, principalmente, no que se refere à importância do processo de ensino e aprendizagem na formação do pesquisador para o campo da Política Educacional, bem como das questões de natureza teórico-epistemológica, com ênfase nas epistemologias da Política Educacional.

 

Palavras-chave: Revisão de Literatura. Formação de Pesquisadores. Política Educacional.

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

PIRES, A. de P. A formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13846. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional