O conceito de habitus em Pierre Bourdieu: possibilidade de estudo na política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16257.022

Resumo

Com base nos conceitos da praxiologia de Pierre Bourdieu, este estudo propõe apresentar uma discussão sobre a constituição de um habitus na formação continuada de professores alfabetizadores, a partir dos dados da pesquisa Formação Continuada no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e a prática dos professores alfabetizadores no município de Rio Azul – PR, de Pires (2016), apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro. Tal discussão se deu a partir das vozes e dos fatos que influenciaram a implantação do PNAIC (contexto de influência), dos discursos contidos nos documentos legais que materializaram essa política (contexto da produção de texto) e dos discursos de professores alfabetizadores e orientadores de estudo do PNAIC (contexto da prática). Habitus é o princípio gerador e unificador que retraduz as características intrínsecas e relacionais de uma posição em um estilo de vida unívoco, isto é, em conjunto unívoco de escolhas, de bens e de práticas. A partir dos resultados, verificou-se que os discursos promissores da política de formação continuada do PNAIC e a menção ao professor alfabetizador como figura central e determinante no processo de alfabetização se constituem um habitus que atende às necessidades internas do campo político.

Palavras-chave: Formação continuada. Habitus. Bourdieu.

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Biografia do Autor

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Campus Irati - PR. Doutora em Educação UNICAMP.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

PIRES, A. de P.; SCHNECKENBERG, M. O conceito de habitus em Pierre Bourdieu: possibilidade de estudo na política de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16257.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16257. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos