Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.19875.001

Resumo

Este artigo discute os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Essa discussão integra uma pesquisa mais ampla que objetivou apreender aspectos do habitus da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação que possuem cursos de Doutorado com linha de pesquisa relacionada à Política Educacional no Brasil. Verificou-se que a teoria de Bourdieu aparece como uma teoria bastante fecunda para a análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Constatou-se que o conceito de campo científico compreende as relações existentes no que se refere à formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional, as lutas, os interesses, as posições e as tomadas de decisões no interior desse campo. O conceito de habitus científico é entendido como mediador das relações entre os agentes e as estruturas do campo científico, que possui o capital científico como estratégia para conquistar o seu reconhecimento e o seu prestígio.

Palavras-chave: Formação de pesquisadores. Política Educacional. Bourdieu.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

PIRES, A. de P. Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.7.19875.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/19875. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos