Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.19875.001

Résumé

Este artigo discute os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Essa discussão integra uma pesquisa mais ampla que objetivou apreender aspectos do habitus da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação que possuem cursos de Doutorado com linha de pesquisa relacionada à Política Educacional no Brasil. Verificou-se que a teoria de Bourdieu aparece como uma teoria bastante fecunda para a análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Constatou-se que o conceito de campo científico compreende as relações existentes no que se refere à formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional, as lutas, os interesses, as posições e as tomadas de decisões no interior desse campo. O conceito de habitus científico é entendido como mediador das relações entre os agentes e as estruturas do campo científico, que possui o capital científico como estratégia para conquistar o seu reconhecimento e o seu prestígio.

Palavras-chave: Formação de pesquisadores. Política Educacional. Bourdieu.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Biographie de l'auteur-e

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Téléchargements

Publié-e

2021-12-15

Comment citer

PIRES, A. de P. Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.7.19875.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/19875. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artículos