Ciberespaço e Representatividade da Mulher nas Campanhas Publicitárias de Lojas de Produtos Femininos no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0003Resumo
O ciberespaço é um importante ambiente comunicacional para as interações humanas. Ele também é uma camada virtual em rede situada acima das estruturas físicas geográficas, sendo assim, é parte da infraestrutura social e econômica. As empresas promovem produtos nesse espaço, por exemplo, via redes sociais, buscando alcançar determinados públicos, como o público feminino. O estudo analisou como tais campanhas representam a figura feminina em perfis comerciais no Instagram. Considerando também o corpo enquanto espaço exposto, foi desenvolvido o Indicador de Diversidade da Representatividade (ID), a partir das características de modelos presentes nas postagens. A análise de 389 publicações de 39 perfis mostrou uma predominância de mulheres brancas e jovens, mas houve aumento da representação de mulheres plus size e negras nos últimos anos, embora ainda sejam sub representadas. Outras representações femininas apresentaram pouca ou nenhuma participação. A baixa diversidade em propagandas negligencia importantes grupos e suas demandas ao priorizar a imagem, o consumo e as necessidades de uma “mulher ideal”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.