Um Espaço, uma Cultura, um Cotidiano e Memórias de dois Tempos: de aluno gay a docente gay
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i1.0002Abstract
O artigo trata das tensões entre desejo e norma, ambientadas na cultura escolar, categoria em articulação com espaço e cotidiano. Os desejos são aqueles do campo do gênero e da sexualidade, ligados ao erótico e aos afetos. A norma é a cisheteronorma, aquela que toma a heterossexualidade como dado compulsório da natureza humana, reconhecendo apenas esse arranjo como viável. As fontes para produzir reflexões no artigo são oriundas de dois momentos históricos: as memórias são da época de aluno gay, em escolas públicas de Porto Alegre/RS; a etnografia de cenas da cultura escolar foi produzida quando da atuação do autor como docente gay do ensino superior. As reflexões teóricas feitas problematizam as tensões presentes na cultura escolar em questões de gênero e sexualidade, nos dois momentos históricos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.