Um Espaço, uma Cultura, um Cotidiano e Memórias de dois Tempos: de aluno gay a docente gay

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i1.0002

Resumen

O artigo trata das tensões entre desejo e norma, ambientadas na cultura escolar, categoria em articulação com espaço e cotidiano. Os desejos são aqueles do campo do gênero e da sexualidade, ligados ao erótico e aos afetos. A norma é a cisheteronorma, aquela que toma a heterossexualidade como dado compulsório da natureza humana, reconhecendo apenas esse arranjo como viável. As fontes para produzir reflexões no artigo são oriundas de dois momentos históricos: as memórias são da época de aluno gay, em escolas públicas de Porto Alegre/RS; a etnografia de cenas da cultura escolar foi produzida quando da atuação do autor como docente gay do ensino superior. As reflexões teóricas feitas problematizam as tensões presentes na cultura escolar em questões de gênero e sexualidade, nos dois momentos históricos.

Biografía del autor/a

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1981), Licenciatura em História pela UFRGS (1987), Mestrado em Sociologia pela UFRGS (1995) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003), com período de estudos junto ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS UERJ). Professor Associado III da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; respostas religiosas a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa a construção de aprendizagens significativas nesta área a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ

Publicado

2024-04-29

Número

Sección

Dossiê Homens Gays e/na Geografia: Ensino, Pesquisa e Espaços Vividos