Um Espaço, uma Cultura, um Cotidiano e Memórias de dois Tempos: de aluno gay a docente gay

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i1.0002

Résumé

The article deals with the tensions between desire and norm, set in school culture, a category in conjunction with space and everyday life. Desires are those in the field of gender and sexuality, linked to the erotic and affections. The norm is the cisheteronorm, one that takes heterosexuality as a compulsory given of human nature, recognizing only this arrangement as viable life. The sources to produce reflections in the article come from two historical moments. The memories come from his time as a gay student in public schools in Porto Alegre. The ethnography of school culture scenes was produced during the author's work as a gay higher education teacher. The theoretical reflections made problematize the tensions present in school culture regarding issues of gender and sexuality in both moments.

Biographie de l'auteur-e

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1981), Licenciatura em História pela UFRGS (1987), Mestrado em Sociologia pela UFRGS (1995) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003), com período de estudos junto ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS UERJ). Professor Associado III da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; respostas religiosas a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa a construção de aprendizagens significativas nesta área a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ

Téléchargements

Publié-e

2024-04-29

Numéro

Rubrique

Dossiê Homens Gays e/na Geografia: Ensino, Pesquisa e Espaços Vividos