Abordagens sobre crianças, adolescentes e jovens na geografia brasileira e as potencialidades de alianças com gênero e sexualidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0013Abstract
Este artigo tem por objetivo evidenciar as características do desenvolvimento da abordagem das crianças, adolescentes e jovens no campo da geografia brasileira, destacando gênero e sexualidades. Para isso, foi realizado um levantamento no conjunto de 28.838 artigos, que cobre o período de 1939 a 2020, oriundos de 98 revistas online cadastradas na área de geografia pelo Sistema Qualis-Capes, referente ao quadriênio de avaliação 2013-2016. Esse conjunto documental faz parte do Observatório da Geografia Brasileira e, para efetuar o levantamento, foram utilizadas as palavras de busca “juventude”, “jovem”, “juvenil”, “adolescente” e “criança” que podem estar presentes nos campos título, resumo ou palavras-chave. O resultado da busca gerou um conjunto de 492 artigos que foi analisado em termos de temporalidade, abordagem temática e autoria. A metodologia utilizada foi a análise de redes sociais (ARS) com o apoio do software Gephi. Nossos resultados mostraram que as crianças, adolescente e jovens foram estudados majoritariamente a partir da educação, sociabilidade, campo e violência urbana.
Palavras-chave: Conhecimento geográfico; Crianças; Adolescentes; Jovens; Juventudes.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.