Abordagens sobre crianças, adolescentes e jovens na geografia brasileira e as potencialidades de alianças com gênero e sexualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0013

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar as características do desenvolvimento da abordagem das crianças, adolescentes e jovens no campo da geografia brasileira, destacando gênero e sexualidades. Para isso, foi realizado um levantamento no conjunto de 28.838 artigos, que cobre o período de 1939 a 2020, oriundos de 98 revistas online cadastradas na área de geografia pelo Sistema Qualis-Capes, referente ao quadriênio de avaliação 2013-2016. Esse conjunto documental faz parte do Observatório da Geografia Brasileira e, para efetuar o levantamento, foram utilizadas as palavras de busca “juventude”, “jovem”, “juvenil”, “adolescente” e “criança” que podem estar presentes nos campos título, resumo ou palavras-chave. O resultado da busca gerou um conjunto de 492 artigos que foi analisado em termos de temporalidade, abordagem temática e autoria. A metodologia utilizada foi a análise de redes sociais (ARS) com o apoio do software Gephi. Nossos resultados mostraram que as crianças, adolescente e jovens foram estudados majoritariamente a partir da educação, sociabilidade, campo e violência urbana.

Palavras-chave: Conhecimento geográfico; Crianças; Adolescentes; Jovens; Juventudes.

Biografia do Autor

Felipe Eduardo Melo dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Tamires Regina Aguiar de Oliveira Cesar, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos