Mulher, professora e pesquisadora: trajetórias socioespaciais de docentes efetivas da Universidade Federal do Tocantins- Campus de Araguaína

Auteurs-es

  • Raquel Almeida Mendes Universidade Federal de Goiás
  • Kenia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0009

Résumé

A presente pesquisa discute as trajetórias socioespaciais das docentes efetivas do campus universitário da UFT em Araguaína – TO. O procedimento metodológico adotado consiste na análise dos currículos científicos e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes da unidade Cimba e EMVZ. Por meio dos currículos científicos e das oralidades tornou-­se possível averiguar os trajetos acadêmicos das professoras e as implicações das hierarquias de gênero estabelecidas no âmbito científico. Notamos que a ciência ainda reflete um campo masculinizado em função da construção social e histórica das representações femininas
atreladas ao meio privado/doméstico, corroborando para uma persistência das relações de dominação patriarcais.
Palavras-­Chave: Professoras; UFT; Trajetórias Socioespaciais; Gênero.

Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Almeida Mendes, Universidade Federal de Goiás

Mestranda PPGEO/IESA/UFG

Kenia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins

Docente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins 

 

Publié-e

2020-09-11

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles/ Artículos