Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estuco de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.d

Palavras-chave:

Necessidades Educativas Especiais, Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Inclusão

Resumo

Este artigo é resultante da dissertação de mestrado sobre Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estudo de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba, com o objetivo geral de compreender como os professores utilizam as estratégias na sala de aula em contextos de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para o alcance do objetivo geral, foram elaborados dois objetivos específicos, identificar as NEE existentes nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba e analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos professores nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba. Para a melhor compreensão do tema, recorreu-se aos estudos realizados nos contextos internacionais e nacionais. Para ambos contextos, a educação de alunos com NEE é vista como um desafio para todos, em particular para o professor enquanto agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, que procura formas de abranger todos os alunos. Para a metodologia do estudo, recorreu-se ao paradigma qualitativo com recurso ao estudo de caso, enquanto uma estratégia de investigação, apoiando-se do método indutivo. A amostra foi de 7 participantes da pesquisa, selecionados de forma intencional. Para a recolha de dados, recorreu-se à entrevista (guião de entrevista) e à observação participante (protocolo de observação). Os resultados evidenciaram que, os professores utilizam as estratégias de ensino-aprendizagem em contextos de alunos com NEE mediante a combinação das mesmas, como forma de tornar as aulas inclusivas, o que contribui significativamente para o alcance dos objetivos de aprendizagem em contextos de alunos com NEE, mesmo com a ausência de uma lei específica para a Educação Inclusiva em Moçambique.

 

Biografia do Autor

Amone Alfredo Manuel, Ministério da Defesa Nacional

Possui mestrado em Ciências de Educação pelo Instituto Superior de Estudos de Defesa (2020). Atualmente é Chefe do Sector de Recursos Humanos da Companhia Independente de Fuzileiros, na Marinha de Guerra de Molambique/FADM. Docente de Técnica de Expressão Oral e Escrita na Universidade Aberta ISCED. Presidente e Fundador da Associação de Apoio às Viúvas e Filhos de Militares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

 

Vera Lúcia Martiniak

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

MANUEL, A. A.; MARTINIAK, V. L. Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estuco de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.d. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22106. Acesso em: 27 abr. 2024.