Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estuco de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.dKeywords:
Necessidades Educativas Especiais, Estratégias de Ensino-Aprendizagem, InclusãoAbstract
Este artigo é resultante da dissertação de mestrado sobre Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estudo de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba, com o objetivo geral de compreender como os professores utilizam as estratégias na sala de aula em contextos de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para o alcance do objetivo geral, foram elaborados dois objetivos específicos, identificar as NEE existentes nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba e analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos professores nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba. Para a melhor compreensão do tema, recorreu-se aos estudos realizados nos contextos internacionais e nacionais. Para ambos contextos, a educação de alunos com NEE é vista como um desafio para todos, em particular para o professor enquanto agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, que procura formas de abranger todos os alunos. Para a metodologia do estudo, recorreu-se ao paradigma qualitativo com recurso ao estudo de caso, enquanto uma estratégia de investigação, apoiando-se do método indutivo. A amostra foi de 7 participantes da pesquisa, selecionados de forma intencional. Para a recolha de dados, recorreu-se à entrevista (guião de entrevista) e à observação participante (protocolo de observação). Os resultados evidenciaram que, os professores utilizam as estratégias de ensino-aprendizagem em contextos de alunos com NEE mediante a combinação das mesmas, como forma de tornar as aulas inclusivas, o que contribui significativamente para o alcance dos objetivos de aprendizagem em contextos de alunos com NEE, mesmo com a ausência de uma lei específica para a Educação Inclusiva em Moçambique.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.