FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.j

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DOCENE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LÍNGUA PORTUGUESA

Resumo

Este artigo analisa a formação do professor de língua portuguesa que leciona nos anos finais do ensino fundamental para alunos com deficiência. O objetivo geral analisa a formação do professor de língua portuguesa no processo de inclusão dos alunos com deficiência. Os objetivos específicos buscam investigar a formação docente, inicial ou continuada, na perspectiva da inclusão; verificar se a formação do professor encontra-se em consonância com o processo de inclusão em sala de aula e identificar se a formação do professor corresponde às necessidades dos alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de explorar estudos relacionados ao tema. Entre os principais resultados a serem alcançados com a pesquisa considera-se o da importância da reflexão sobre a formação docente e como esta implica diretamente no processo de ensino dos alunos inclusos. Conclui-se que a formação docente inicial ou continuada possibilita que os professores possam conhecer e desenvolver novas atitudes docentes que os auxiliem nas situações complexas de ensino voltadas à inclusão, além de refletir sobre o que precisa ser mantido ou aperfeiçoado para que a inclusão realmente se confirme e para que haja um ensino de Língua Portuguesa realmente inclusivo e igualitário.

Biografia do Autor

Lidiane Kingeski Garbuio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2004), graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Santa Amélia - Secal (2008), é pós-graduada em Língua Portuguesa e Literaturas pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - Univale (2009), pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva pela Unicesumar (2019), atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Tenho experiência como professora nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Produção de Texto, Leitura, Literatura e Língua Inglesa. Atua como professora desde a minha formação em 2008. Atualmente leciona as disciplinas de Produção de Texto e Literatura.

Lucimar Araujo Braga, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013), mestrado em Master en ciencias de la educación - Universidad del Norte de Paraguay (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em linguagem, atuando principalmente com os seguintes temas: pragmática, língua espanhola, currículo e as diversidades e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

GARBUIO, L. K.; BRAGA, L. A. FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.j. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22123. Acesso em: 2 jan. 2025.