Desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique:

uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23720

Resumo

Educação inclusiva em Moçambique, é um pacote novo na sua implementação. O objectivo deste estudo é avaliar os desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique, a pesquisa é de natureza qualitativa, baseou-se em revisões bibliográficas onde foi recorrido os autores como: Chambal (2011); Soniva (2022); Rogalski (2010); Favero et al (2009); Frias e Menezes (2009); Nguenha (2018); Cruz (2012) e nas experiencias profissionais enquanto professor. Por meio da análise dos escritos destes e ademais autores, os resultados mostram a não formação ou capacitação de professores na área específica para atender a qualquer tipo de criança com deficiência, as infra-estruturas inadequadas e falta de materiais didácticos, são os desafios pontuais na implementação da educação em Moçambique. Concluiu-se que o Ministério de Educação deve introduzir a disciplina de necessidades educativas especiais em todas instituições de formação, apostando na formação de professores, a reconstrução ou construção das infra estruturas devem ser feitas para garantir o acesso de quaisquer diferenças das crianças, e equipa-las didacticamente para que o acesso a aulas seja inclusivo. Para tal o governo deve por em prática e criar mais politicas, estratégias para que responda efectivamente a demanda do direito a educação e garantindo uma educação inclusiva, quantitativa e de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Ismael Xavier Choveque, Universidade Rovuma

Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenrolamento Rural e Biociência-Niassa e Licenciado em Ensino de Francês pela Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula. Professor de língua francesa na Escola Secundaria Geral de Lichinga e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE).

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Downloads

Publicado

2024-10-19

Como Citar

CHOVEQUE, I. X.; MANJINSKI, E. . Desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique: : uma análise crítica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23720. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23720. Acesso em: 5 jan. 2025.