Desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique:
uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.23720Resumo
Educação inclusiva em Moçambique, é um pacote novo na sua implementação. O objectivo deste estudo é avaliar os desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique, a pesquisa é de natureza qualitativa, baseou-se em revisões bibliográficas onde foi recorrido os autores como: Chambal (2011); Soniva (2022); Rogalski (2010); Favero et al (2009); Frias e Menezes (2009); Nguenha (2018); Cruz (2012) e nas experiencias profissionais enquanto professor. Por meio da análise dos escritos destes e ademais autores, os resultados mostram a não formação ou capacitação de professores na área específica para atender a qualquer tipo de criança com deficiência, as infra-estruturas inadequadas e falta de materiais didácticos, são os desafios pontuais na implementação da educação em Moçambique. Concluiu-se que o Ministério de Educação deve introduzir a disciplina de necessidades educativas especiais em todas instituições de formação, apostando na formação de professores, a reconstrução ou construção das infra estruturas devem ser feitas para garantir o acesso de quaisquer diferenças das crianças, e equipa-las didacticamente para que o acesso a aulas seja inclusivo. Para tal o governo deve por em prática e criar mais politicas, estratégias para que responda efectivamente a demanda do direito a educação e garantindo uma educação inclusiva, quantitativa e de qualidade para todos.
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