Alfabetização e letramento de surdos: uma ênfase na Língua Brasileira de Sinais
Klíčová slova:
Libras, Alfabetização, Diversidade LinguísticaAbstrakt
O presente estudo tem por objetivo compreender o que as pesquisas acadêmicas, realizadas no período de 2019 e 2020, revelam sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como agente facilitador no processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos. As discussões apresentadas partem do seguinte questionamento: considerando que a Libras é a língua materna da pessoa com surdez, ela tem sido tomada como ponto de partida no processo de alfabetização desse público? Na realização do levantamento bibliográfico foram identificados 10 artigos que discutiam sobre o tema, catalogados nas plataformas Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. A pesquisa tem como principais referências autores como: Costa (2020); Cavalcante e Torres (2020); Nascimento e Murad (2020); Lage (2020); Freitas (2020) e Fernandes (2006). Os resultados apontam que a alfabetização de surdos é potencializada quando a Libras é concebida como o fio condutor para tal processo. Porém é identificado que a maioria desses estudantes não tem sua particularidade linguística respeitada na sua alfabetização, o que deriva da atual política de alfabetização – que prioriza o método fônico como o mais eficaz no ensino da leitura e da escrita – e da falta de formação continuada dos professores atuantes na educação do público-alvo.
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