O contexto social contemporâneo

as tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na sociedade e na educação especial

Autoři

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24111

Klíčová slova:

Educação, Cibercultura, Recursos Tecnológicos Acessíveis

Abstrakt

As tecnologias de informação e comunicação exercem impactos tanto positivos quanto negativos na sociedade. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, realiza uma análise bibliográfica e documental sobre os avanços e efeitos da cibercultura. O objetivo é apresentar os benefícios que essas tecnologias oferecem para a inclusão de alunos com deficiência, propondo recursos que podem ser utilizados por profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para adaptações no currículo educacional. Os resultados indicam que, embora a cibercultura traga desafios, na esfera educacional, ela favorece a efetiva inclusão dos alunos que necessitam de apoio especial, proporcionando recursos essenciais para seu desenvolvimento pedagógico e comunicativo. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem informada e estratégica na implementação dessas tecnologias, visando maximizar os benefícios e minimizar os riscos associados à sua utilização no contexto educacional.

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Biografie autora

Josiana Manuelada Silva Obnesorg, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação AcadêmicaLicenciatura em Pedagogia: Faculdade de Ciências Agrárias do Sul Paulista.Licenciaturas Plenas em Filosofia e Sociologia: Universidade Metropolitana de Santos e Centro Universitário de Araras.EspecializaçõesDireito Educacional: Centro Universitário Ceuclar.Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão: Universidade Cândido Mendes.Educação Especial Inclusiva: Ênfase em Deficiência Intelectual, Coaching e Mediação de Conflitos pela Universidade Unina.Educação Especial e Inclusiva: Ênfase na Deficiência Intelectual.Educação a Distância: Ênfase na Formação de Tutores pela Universidade Unina.Cursos de Aperfeiçoamento a Distância"Educação, Pobreza e Desigualdade Social": UFSCAR."Mediação Escolar e Formação em Gestão Democrática: Grêmio Estudantil/Formação para Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada": Ministério da Educação."Educação Cidadã - Ética, Cidadania e o Combate à Corrupção" (Capacitação para Conselheiros de Políticas).Cursos na Área de Inclusão"Produção de Recursos Didáticos na Perspectiva do DUA: Princípios e Estratégias": UNIPAMPAS."Coensino": UFSCAR."Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola": Rio Grande do Sul."Escolarização do Estudante com Altas Habilidades/Superdotação": UEPG."Políticas Públicas: Educação Especial e Inclusiva": UEPG.Experiência ProfissionalDiretor Escolar, Coordenador Pedagógico e Professor Articulador na Escola da Família.Professor Efetivo na Rede Municipal de Ensino Fundamental I desde 1999.Atualmente, docente e Coordenador de Gestão Pedagógica na Rede Estadual de Ensino.Estudante do programa de pós-graduação em rede nacional, nível de mestrado profissional em Inclusão (PROFEI), pela Universidade Estadual do Paraná - UEPG.Produções AcadêmicasResumo Expandido: "O Ensino de LIBRAS Não Formal para Incluir as Pessoas Surdas na Sociedade", coautoria de Marizete Darmorus Pereira, Josiana Manuela da Silva, Obnesorg e Elenice Parise Foltran; aprovado, apresentado oralmente e publicado nos Anais do Congresso.Artigo: "Salas de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado: Papel Fundamental na Inclusão Escolar", publicado na Revista FT.Artigo: "O Uso de Tecnologias Assistivas para Promover a Inclusão de Alunos com TEA na Aprendizagem Matemática: Estratégias e Desafios", na Revista Caderno Pedagógico.Participação nos Anais do I Congresso Internacional Multidisciplinar em Educação, Saúde e Meio Ambiente: "A Educação Inclusiva: Um Avanço Necessário ou um Desafio Irreversível?".Publicação: Artigo para o International Organization of Scientific Research Journal sobre direitos humanos e inclusão escolar.Participação no II Seminário Internacional de Educação Brasil-Moçambique: promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade de Rovuma, em 23 de agosto de 2024.Participação Programada no Congresso Internacional de Moçambique: apresentação de projeto de pesquisa sobre salas de recursos multifuncionais na primeira semana de setembro de 2024.Participante da Oficina Virtual: "Práticas Pedagógicas como Estratégia de Identificação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e Enriquecimento Escolar".Curso de Altas Habilidades e/ou Superdotação: "Conhecer para Incluir" pela FADERS.ResumoProfissional com uma formação acadêmica robusta em Pedagogia, Filosofia e Sociologia, complementada por diversas especializações em Educação Inclusiva e Direito Educacional. Com mais de 20 anos de experiência na Rede Municipal de Ensino, atua com excelência como docente e Coordenador de Gestão Pedagógica na Rede Estadual. Atualmente, é estudante de mestrado em Inclusão, com foco em Altas Habilidades e Superdotação, e possui produções acadêmicas significativas na área de educação inclusiva, além de uma participação ativa em congressos internacionais

Marizete Darmorus Pereira, UEPG

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2010) e aperfeiçoamento em Educação Especial pela Faculdade de Pinhais - FAPI (2011). Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2014). Ainda, possui especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís (2019), mestranda no PROFEI: Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) . Atualmente é professora Efetiva de Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas - SC. Ex-Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDE Canoinhas(por duas gestões). Intérprete de Libras. Professora voluntária e idealizadora do Projeto Libras na Igreja, dando início ao Primeiro Ministério de Libras da IBPLENITUDE -Canoinhas (2023/2024/2025). Professora e idealizadora do Projeto : O ensino de Libras para o Corpo de Bombeiros de Canoinhas e Região (2024). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA. Participou como Membro do Comitê Municipal do Plano de Contingência de COVID-19 - PlanCon - Edu 2020 - 2022. Atuou como Professora Universitária de cursos de Extensão e das disciplinas de LIBRAS do curso de bacharelado em enfermagem da Faculdade e Escola Técnica DAMA - Canoinhas-SC. Palestrante na area da educação Especial Inclusiva, mestranda com pesquisas e participação em eventos nacionais e internacionais nas areas de Altas Habilidades/Superdotação, DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem, Libras para Ouvintes em diversas areas da sociedade, Recursos Tecnológicos de informação e comunicação de forma acessivel, Recursos educacionais e Designer Acessivel. Possui interesse na área de educação, com ênfase em i) educação especial e inclusiva; ii) LIBRAS-BRAILE- TEA-DI; iii) neuropsicopedagogia.

Elenice Parise Foltran, UEPG

Professora do Departamento de Educação da UEPG. Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Profrissional em Educação Inclusiva em rede nacional - PROFEI, na UEPG. Coordenadora Institucional do PARFOR Equidade/ UEPG. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA. Coordenador do Laboratório Lúdico Pedágogico - LALUPE. Professora e pesquisadora na área de Política Educacional, Currículo e Educação, Educação Inclusiva e Formação Docente.

Publikováno

2025-05-05

Jak citovat

OBNESORG, J. M. S. .; PEREIRA, M. D. .; FOLTRAN, E. P. O contexto social contemporâneo: as tecnologias de informação e comunicação e seus impactos na sociedade e na educação especial. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24111. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24111. Acesso em: 18 kvě. 2025.