Jogos e gamificação na educação inclusiva

ensinando competências socioemocionais com jogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24266

Palavras-chave:

Gamificação, Jogos, Educação Inclusiva, Competencias Socioemocionais

Resumo

A proposta do artigo "Jogos e Gamificação na Educação Inclusiva: Ensinando Competências Socioemocionais com Jogos" é investigar como jogos e gamificação podem auxiliar no crescimento social e emocional de estudantes com necessidades educacionais especiais. O objetivo é examinar como esses recursos podem estimular habilidades fundamentais como empatia, autocontrole e cooperação entre os estudantes. Este artigo é baseado exclusivamente em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos e estudos já realizados. Ao analisar os documentos existentes, a pesquisa busca mostrar que os jogos não são somente instrumentos de entretenimento, mas também uma forma eficaz de promover a educação inclusiva e auxiliar na superação de dificuldades emocionais e sociais. O estudo oferece dicas práticas de como os professores podem utilizar esses elementos para melhorar o ensino, tornando-o mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, principalmente aqueles que têm dificuldades de aprendizagem mais significativas. Os educadores têm a capacidade de utilizar esses elementos para tornar o ensino mais acessível, inovador e envolvente para todos os estudantes, principalmente para aqueles que enfrentam os maiores obstáculos relacionados à aprendizagem e à inclusão, além de criar um ambiente escolar mais acolhedor e motivador.

Downloads

Biografia do Autor

Thassiane Terre de Meira, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Inclusiva - PROFEI pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz; Ludicidade no Curriculo Escolar pela UNICESUMAR; Gestão Escolar pela Faculdade Focus; Transtornos da Aprendizagem pela Faculdade Focus. Graduada em Ciências Biológicas pela Unicesumar e Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista. Formada também no curso de Formação de Docentes - Magistério, pelo Colégio Estadual Eron Domingues; Atuou como professora estagiária no CMEI Pequeno Líder em Mal. Cândido Rondon, no período de 2009 a 2011 e atualmente é servidora pública efetiva na Prefeitura Municipal de Mal. Cândido Rondon/PR, exercendo o cargo de Professora Regente nas escolas da rede municipal de ensino.

Milene Zanoni da Silva, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Farmacêutica integrativa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialização, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva. É professora adjunta do Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UEPG. Atualmente está como chefe do Ambulatório de Saúde Integrativa da UEPG e coordenadora do primeiro curso de bacharelado em Naturologia em universidade pública do Brasil. É Presidenta em sua terceira gestão da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM). Por meio da ABRATECOM, a gestão 2023-2025 foi certificada pela Fundação do Banco do Brasil como Tecnologia Social (TS) e ficou entre as 5 melhores TS do Brasil em 2024. É membro do Polo de Formação Movimento Integrativo em Saúde Comunitária-PR, Frente Parlamentar de PICS e saberes tradicionais, Rede PICS Brasil, Rede PICS Paraná, Comissão Interdisciplinar de PICS dos Hospitais Universitários dos Campos Gerais e do comitê de saúde mental e espiritualidade do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa. É titular na Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Nacional de Saúde. Consultora da Organização Mundial da Saúde/OPS para sistematização da Terapia Comunitária Integrativa como prática de autocuidado e saúde mental Essalud Peru.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

TERRE DE MEIRA, T.; DA SILVA, M. Z. . Jogos e gamificação na educação inclusiva: ensinando competências socioemocionais com jogos. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24266. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24266. Acesso em: 18 maio. 2025.