Jogos e gamificação na educação inclusiva
ensinando competências socioemocionais com jogos
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24266Palavras-chave:
Gamificação, Jogos, Educação Inclusiva, Competencias SocioemocionaisResumo
A proposta do artigo "Jogos e Gamificação na Educação Inclusiva: Ensinando Competências Socioemocionais com Jogos" é investigar como jogos e gamificação podem auxiliar no crescimento social e emocional de estudantes com necessidades educacionais especiais. O objetivo é examinar como esses recursos podem estimular habilidades fundamentais como empatia, autocontrole e cooperação entre os estudantes. Este artigo é baseado exclusivamente em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos e estudos já realizados. Ao analisar os documentos existentes, a pesquisa busca mostrar que os jogos não são somente instrumentos de entretenimento, mas também uma forma eficaz de promover a educação inclusiva e auxiliar na superação de dificuldades emocionais e sociais. O estudo oferece dicas práticas de como os professores podem utilizar esses elementos para melhorar o ensino, tornando-o mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, principalmente aqueles que têm dificuldades de aprendizagem mais significativas. Os educadores têm a capacidade de utilizar esses elementos para tornar o ensino mais acessível, inovador e envolvente para todos os estudantes, principalmente para aqueles que enfrentam os maiores obstáculos relacionados à aprendizagem e à inclusão, além de criar um ambiente escolar mais acolhedor e motivador.
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