ARMAS E ENERGIAS

traumatologia forense

Autoři

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25407

Klíčová slova:

Traumatologia Forense, Medicina Legal, Lesões Corporais, Energias do Trauma, Perícia Médica

Abstrakt

A análise das lesões na traumatologia forense fundamenta-se na interpretação da transferência de diferentes modalidades de energia entre um instrumento e o corpo humano. A correta classificação de um evento violento depende da distinção precisa entre os padrões de trauma, partindo do problema de que lesões morfologicamente semelhantes podem ser produzidas por energias e agentes distintos, levando a interpretações equivocadas. O objetivo é demonstrar como a análise sistemática das características de uma lesão permite inferir a natureza da energia que a produziu (mecânica, física ou química) e, consequentemente, o tipo de arma ou agente causal. A metodologia utiliza o método de abordagem dedutivo, aplicando os princípios da biomecânica e da patologia forense para analisar casos específicos, aliado a uma interpretação sistemática do conjunto de lesões para reconstruir a dinâmica do evento. Realizou-se um levantamento documental sistemático de literatura médico-legal, atlas de traumatologia, laudos periciais e estudos de caso. Este estudo é definido como uma pesquisa translacional, ao traduzir conceitos da física e da biologia em critérios objetivos para a prática pericial no sistema de justiça. Conclui-se que a capacidade de "ler" uma lesão e decodificar a energia e a arma nela impressas é o que confere à traumatologia forense seu caráter científico, essencial para a materialização da prova e a correta tipificação dos delitos.

Stažení

Data o stažení nejsou doposud dostupná.

Biografie autora

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira". Professor de Medicina Legal e Ciências Forenses na Graduação e Pós-Graduação, Professor dos Cursos de Direitos e também de Segurança Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor da Especialização em Direito Penal e Processo Penal e da Escola da Magistratura do Paraná.

Publikováno

2025-08-06

Jak citovat

MANJINSKI JUNIOR, G.; MANJINSKI, E. . ARMAS E ENERGIAS: traumatologia forense. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25407. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25407. Acesso em: 5 pro. 2025.

Číslo

Sekce

Artigos