Os vieses da inclusão no ensino superior nas universidades estaduais do Paraná
Abstract
A educação é um fato social que amolda a forma dos indíviduos agirem na sociedade entre si. O ensino superior como uma destas etapas da educação, mostra-se como um fenômeno sociológico que determina tanto a forma de como os indivíduos vão atuar na vida social, como a forma que o Estado poderá incluir, preparar aquela determinada fração da sociedade que necessita de atenção diferenciada. O presente estudo busca verificar quais as formas que as universidades estaduais do Paraná implantaram em seu contidiano visando atender esta atenção diferenciada e como têm acolhido as normativas expressas pelo Poder Público. Através de uma análise comparativa com foco ao método funcionalista, buscar-se-á entender as universidades públicas estaduais do Paraná como instituições sociais integrantes do organismo Estado e sua participação na inclusão. Com base numa pesquisa quantitativa documental, através dos bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), o estudo propõe uma visualização gráfica desta relações de inclusão no campo proposto.
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