Direitos da família inclusiva na escola regular

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.m

Keywords:

Educação inclusiva; Lei; Família; Escola

Abstract

O presente estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre os direitos constitucionais da família inclusiva, ou seja,  núcleos familiares as quais um ou mais membros  é pertencente ao público alvo da educação especial – PAEE perante a legislação vigente no Brasil. O intuito desse trabalho é instigar e promover o acesso à inclusão escolar, tornando a presença da família uma realidade em todas as instituições escolares de ensino regular. Metodologicamente, essa pesquisa é de caráter bibliográfica. A referência teórica é composta por artigos trabalhados durante a disciplina Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos, ofertada pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Além desses artigos, também foi realizada uma pesquisa exploratória no “Periódicos da Capes”,  em especial, artigos sobre o tema publicados no período de 2011 a 2022. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento sobre o papel da família na execução dos direitos à inclusão institucional do aluno, garantindo seu acesso de forma digna e condizente a sua especificidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Solange Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Araquari. Tem experiência na área de Educação, tanto nas séries iniciais como na educação infantil. Com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Atualmente, cursando o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Carolina Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação no curso de Bacharelado em Educação Física pela UNESP, campus Rio Claro, (1998); Mestrado (2004) e Doutorado (2015) em Ciências da Motricidade pela UNESP, campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física (2017-2018) e Chefe do Departamento de Educação Física (2018-2021) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Foi técnica desportiva da Special Olympics Brasil (SOB) no estado do Paraná (2005-2007). Foi membro da equipe colaboradora do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte (2008-2010). Foi Editora-Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Atualmente está desenvolvendo Projetos de Pesquisa nas áreas de representações sociais, imagem corporal e psicofísica escalar, inclusão, esporte adaptado e deficiência; e também Projeto de Extensão na área de qualidade de vida e saúde no pós COVID-19. A experiência na área acadêmica inclui o aprofundamento nas áreas de educação física adaptada, inclusão, esporte adaptado e imagem corporal.

Published

2023-08-30

How to Cite

MOURA, S.; TAVARES, C. Direitos da família inclusiva na escola regular. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.m. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22304. Acesso em: 4 feb. 2026.