Efetivação de práticas escolares inclusivas como garantia de acesso aos Princípios dos Direitos Humanos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22751

Keywords:

Inclusão, Escola, Direitos Humanos

Abstract

Analisa a perspectiva dos Direitos Humanos face a Educação Inclusiva tecendo considerações acerca das dificuldades encontradas para que o processo possa ser efetivo, considerando a revisão de literatura realizada através de busca em periódicos e legislações pertinentes ao tema. Ressaltamos a importância da Educação Inclusiva que deve abranger todos estudantes, considerando as especificidades de cada um e oportunizando equidade no cenário educacional. A inclusão é uma prática em gradativa evolução, garantida por diversas legislações, sendo possível evidenciar seus benefícios para todos envolvidos, tanto na área educacional quanto social. Para que ocorra é crucial a superação de qualquer forma de discriminação, bem como eliminação de barreiras que possam limitar a participação plena, superando o conceito de integração e promovendo uma verdadeira inclusão. Identificamos algumas lacunas no contexto escolar, necessitando reformulação de espaços, bem como de políticas educacionais exequíveis. No contexto escolar, o professor desempenha papel primordial para implementação da educação inclusiva, mas, para que ocorra de maneira satisfatória, é necessário oportunizar aos educadores as condições fundamentais para tal ações, preparando os estudantes para uma sociedade diversificada e ativa. Esse estudo busca dar visibilidade a urgência de debates plurais e democráticos para que a inclusão seja efetivamente um direito concretizado.

Downloads

Author Biographies

Sandra Cecilia Jurach Faria, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010). Pós-graduação Lato Sensu em: Gestão Escolar pela Universidade do Contestado (2013); Ludopedagogia e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Futura (2019); TEA - Transtorno do Espectro Autista, pela Faculdade Futura (2019), tendo o artigo Autismo: Perspectivas Nutricionais publicado na revista eletrônica Rebescolar; Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Unina (2020); ABA - Análise de Comportamento Aplicada (2022), pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Atua como Professora no Ensino Regular (Anos Iniciais) e Assessora Pedagógica de Educação Especial na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Mateus do Sul/PR. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão - NEPEDHI". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Inclusão e Educação Especial.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG)

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor (UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Published

2025-05-04

How to Cite

JURACH FARIA, S. C.; MANJINSKI, E. Efetivação de práticas escolares inclusivas como garantia de acesso aos Princípios dos Direitos Humanos. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22751. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22751. Acesso em: 19 may. 2025.