A inclusão do surdo mediante a alfabetização em português

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.n

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade mostrar que a alfabetização em língua portuguesa pode auxiliar o aluno surdo no processo de inclusão em classes comuns do ensino regular, facilitando, de certa forma, a sua compreensão de mundo e suas relações com o mundo ouvinte. Argumentando-se sobre a importância da alfabetização dos surdos em português, constata-se que esta deve vir após a aquisição da língua de sinais, para que o aluno surdo possa apropriar-se das estruturas gramaticais da língua portuguesa, implicando, assim, na aquisição linguística advinda do ensino da segunda língua. Além disso, se
faz necessária a implementação de políticas de inclusão que visem a garantia e o acesso dos surdos a educação de qualidade, atendendo para suas particularidades na busca pelo conhecimento, promovendo, dessa forma, sua inserção na sociedade ouvinte.

Biografía del autor/a

Maria Cristiane Luck Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em complementação com Letras/Espanhol. Foi professora assistente de educação infantil da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cursou especialização em Educação Especial com o trabalho "A inclusão do surdo através da Alfabetização em Língua Portuguesa". Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Alfabetização e na área da Educação Infantil. Trabalhou como fotógrafa autônoma de janeiro de 2014 à agosto de 2023 no segmento infantil e família.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Publicado

2023-09-24

Cómo citar

MANJINSKI, M. C. L.; MANJINSKI, E. A inclusão do surdo mediante a alfabetização em português. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.n. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22423. Acesso em: 21 nov. 2024.