A função social da literatura na Educação Infantil:
produção de sentido e desenvolvimento humano
Mots-clés :
Teoria Histórico-Cultural. Literatura Infantil. Interação Dialógica.Résumé
O homem é um ser social e, a fim de desenvolver as suas capacidades humanas, precisa apropriar-se da cultura, por intermédio de interações sociais. Nesse sentido, o processo educacional consiste em apresentar a cultura por meio do ensino intencional e motivador, o qual permite ao aluno transformar, a partir de vivências no processo de aprendizagem, as suas funções psicológicas. Assim, o desenvolvimento humano é um processo cooperativo, intergeracional, cuja comunicação materializa uma necessidade e engaja a subjetividade a entrar em atividade, dotado com a motivação indispensável para, mediante processos e ações, resolver a situação-problema e produzir sentido, na qualidade de síntese da experiência educacional. Logo, com o objetivo de compreender o processo pedagógico literatura infantil, realizou-se a análise descritiva do experimento de leitura de texto literário na Educação Infantil, enquanto mediador do aprendizado da linguagem oral e escrita das crianças. Observou-se que a linguagem está na aprendizagem das crianças, na base das funções sociais, psicológicas e, portanto, pedagógicas. A literatura é um bem cultural que precisa ser passado às novas gerações, através da leitura dos textos literários. Gera, desse modo, a necessidade de pesquisar o seu impacto no desenvolvimento humano, desde as séries iniciais.
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