DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM

reflexões sobre sua utilização

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.c

Résumé

O Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) é uma temática relativamente nova para muitos professores e que faz parte da educação inclusiva. Suas diretrizes, mais flexíveis, possibilitam o acesso de todos os alunos, independentemente de suas necessidades, a uma mesma educação. Nesse contexto, este estudo tem seu foco na educação inclusiva e nos direitos humanos, tendo como objetivos identificar, conceituar e discutir o DUA na educação inclusiva e suas nuances no processo ensino-aprendizagem.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Adriane Manfron Vaz, UEPG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2021). Especialista em Gestão Escolar: Administração, supervisão e Orientação pela Faculdade Iguaçu ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2007). Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa. Desenvolve suas atividades no DEPED - Departamento de Educação atendendo aos Núcleos: NUAPE - Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (desenvolve atividades relacionadas ao Protagonismo Estudantil e Autorregulação da Aprendizagem) e NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (vice coordenadora). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Temas de interesse: Avaliação educacional, Tecnologias digitais, Ensino Superior e Educação Inclusiva

Everson Manjinski, UEPG

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

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Publié-e

2023-08-28

Comment citer

VAZ, A. M.; MANJINSKI, E. DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: reflexões sobre sua utilização. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.c. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22116. Acesso em: 3 juill. 2024.