A MORTE E O MORTO

a tanatologia forense para o Direito

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25409

Mots-clés :

Tanatologia Forense, Medicina Legal, Causa da Morte, Cronotanatognose, Exame de Corpo de Delito

Résumé

A tanatologia forense decodifica os fenômenos relativos à morte e as transformações do corpo para fornecer respostas fundamentais ao Direito. A análise parte da problemática de que a interpretação isolada ou imprecisa dos sinais tanatológicos pode levar a conclusões equivocadas sobre a causa e a cronologia da morte, com graves repercussões processuais. O objetivo é demonstrar como a análise integrada dos fenômenos post-mortem permite a determinação da causa jurídica da morte e do diagnóstico do tempo de morte (cronotanatognose), oferecendo substrato material para a persecução penal. A metodologia emprega o método de abordagem dedutivo, ao aplicar os princípios da fisiopatologia e da decomposição a um caso concreto, aliado a uma interpretação sistemática dos achados do exame de corpo de delito. Realizou-se um levantamento documental sistemático de tratados de medicina legal, artigos científicos sobre fenômenos cadavéricos e da legislação pertinente. Este estudo é definido como uma pesquisa translacional, pois traduz o conhecimento da biologia, da química e da termodinâmica do processo de morrer em ferramentas de aplicação direta para a justiça. Conclui-se que a distinção entre morte natural, acidental, suicida ou homicida, bem como a confirmação ou refutação de álibis, depende da capacidade científica da tanatologia de transformar o silêncio do corpo em prova objetiva, sendo um pilar indispensável para a justiça criminal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira". Professor de Medicina Legal e Ciências Forenses na Graduação e Pós-Graduação, Professor dos Cursos de Direitos e também de Segurança Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor da Especialização em Direito Penal e Processo Penal e da Escola da Magistratura do Paraná.

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-06

Comment citer

MANJINSKI, E.; MANJINSKI JUNIOR, G. A MORTE E O MORTO: a tanatologia forense para o Direito. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25409. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25409. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos