CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO
POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO DO BULLYING ENTRE ALUNOS
Parole chiave:
Inclusão. Educação Física. Bullying.Abstract
Vivemos num mundo marcado por diferenças e diversidade, neste sentido, a busca constante por uma educação que contemple a participação de todos em um espaço democrático, faz com que a educação inclusiva seja debatida nos diversos segmentos sociais. A escola tem como princípio a garantia do acesso a uma educação onde todos sejam reconhecidos e respeitados independente de suas dificuldades e diferenças. A disciplina de Educação Física, neste aspecto, deve permitir que todos vivenciem as práticas corporais para que tenham um amplo desenvolvimento e progridam sempre, cada um dentro de suas possibilidades. O papel do professor é complexo, pois deve compatibilizar o interesse de todos atendendo as características individuais de cada um. O objetivo deste estudo foi analisar a possibilidade de contribuição da Educação Física no contexto da inclusão dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio público no estado do Paraná, a fim de buscar minimizar as práticas de bullying recorrentes no contexto escolar. Para tanto, foi elaborado um caderno pedagógico com subsídios teórico-metodológicos em torno deste conteúdo, além de possibilidades de intervenções pedagógicas por meio de atividades sistematizadas. O referencial bibliográfico encontra-se sustentado a partir de legislações, documentos oficiais, estudiosos da área como Reinaldo Soler, Maria Thereza Egler Mantoan; Geovanio Rossato, Solange Marques Rossato, Pilar Arnaiz Sánchez, dentre outros. Foi possível desenvolver um conjunto de práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, e oferecer aos alunos a oportunidade de compreender e refletir sobre o universo da inclusão e a necessidade de superar preconceitos, para por fim, é possível a Educação Física contribuir efetivamente no contexto da inclusão, a fim de prevenir/superar as práticas de bullying.
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